A cidade de Dourados é a única de Mato Grosso do Sul que recebeu a Operação Ligações Perigosas, desencadeada nesta sexta-feira (06) pelo MPSP (Ministério Público de São Paulo), através do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A quantidade de mandados e o local em que foi cumprido não foi divulgado.
A ação é para combater o envolvimento do PCC (Primeiro Comando da Capital) na polícia paulista. O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) detalhou que integrantes da facção se infiltraram na política em Araçatuba e, com o esclarecimento de alguns homicídios, chegou-se nas atividades criminosas do grupo.
Ao todo, foram cumpridos 35 mandados de prisão temporária e 2.014 de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça de Araçatuba, nas cidades de Araçatuba, Rosana, Birigui, Penápolis, São Paulo, Paraguaçu Paulista, Assis e Anhumas, todas de SP. Participam da operação 424 policiais civis e militares com apoio de dois helicópteros.
A operação objetiva desarticular a organização criminosa com repressão e responsabilização de seus membros. As informações apontam que parte das buscas está sendo feita no Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, no centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso e na Penitenciária de Lavínia.